HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Google Arts & Culture
MUSEU DA OBRA SALESIANA NO GOOGLE ARTS & CULTURE

O Museu da Obra Salesiana do Brasil (MOSB) já pode ser visitado na plataforma Google Arts & Culture, uma coletânea online de imagens em alta resolução das obras expostas em diversos museus ao redor do mundo. Graças à plataforma, lançada em 2011, é possível visitar vários museus de todos os cantos do globo. A exploração dos museus adota a mesma tecnologia do projeto ‘Street View’ do Google.

O MOSB, que agora pode ser visitado online, foi oficialmente criado em 2008 e é uma instituição privada, sediada pelas instalações do Colégio Liceu Coração de Jesus. O objetivo do museu é preservar, estudar e divulgar o grande patrimônio da Congregação Salesiana no Brasil. O museu possui vasto acervo, que inclui coleções de música, fotografias, arquivos, peças de vestuário e muito mais.

O museu conserva materiais do final do século XIX, em seu interior também é possível encontrar um grande acervo de taxidermia: numerosas as espécies empalhadas da fauna brasileira que já foram utilizadas, principalmente por padres e professores salesianos, nas aulas de ciências naturais do final século XIX e início do século XX. Há também uma rica coleção mineralógica e objetos sacros.

De grande interesse é o acervo musical do MOSB: contém fontes que remetem a outros conceitos relacionados ao ensino de música, constituindo, assim, um importante campo de pesquisa. A coleção de indumentária, por sua vez, é composta por paramentos usados ​​pelos padres salesianos, e inclui casulas, copas, calçados, luvas, barretes, mitras e cíngulos.

O museu faz parte do edifício histórico do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana fundada em São Paulo, em 1885. A escola foi declarada Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 2013. No complexo também se encontram o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, uma construção em estilo neoclássico, erguida em 1881, e o Teatro “Grande Otelo”.

Visite o Museo online clicando neste link

Fonte: Agenzia Info Salesiana - Ans