HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Foto: Anderson Nogueira de Araújo
Leitura na Educação Infantil: Um despertar para a imaginação e criatividade

No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Para atingir esse objetivo, são realizadas atividades pedagógico-pastorais diversificadas, cujo foco é propiciar às crianças o contato com a leitura através da Contação de Histórias e Rodas de Leitura, dentre outras atividades. Assim, amplia-se a visão de mundo e proporciona-se também a vivência de emoções, exercendo o mundo da fantasia e da imaginação. Quando as crianças ouvem histórias, percebem sentimentos de forma mais clara em relação ao mundo. Por meio da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexivo, indispensável para a sua formação cognitiva e emocional.  Apresentamos assim duas dessas experiências de leitura realizadas no Infantil II e III.

Para a professora Kele Rejane da Silva Amorim (Infantil II), a leitura tem grande importância na Educação Infantil, pois ela contribui para a formação de cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica, por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância, é fundamental. A literatura desenvolve diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a interação entre os colegas e educadores, ampliação do vocabulário, a criatividade e a descoberta do universo imaginário. Fazer dos momentos de leitura algo prazeroso e significativo, através do lúdico, é essencial. Dessa forma, ao apresentar o livro A menina e o mar, de Marta Lagarta - Editora Edebe, a educadora trouxe para a sala de aula uma boneca, representando Theodora, a personagem principal da história, para partilhar as emoções das páginas do livro. O resultado foi surpreendente, pois as crianças mergulharam no mar de aventuras e imaginação apresentadas na Obra.

Ao apresentar o livro Uma história de muitas cores - de Thiago Mazucato - Editora Edebe, a Professora Ane Kelly de Lima Cunha, do Infantil III, relatou que, por amor à Matemática, o autor resolveu dar vida às formas geométricas. A história encantou as crianças, pois a leitura extrapolou as páginas do livro e conduziu as crianças a vivenciarem a experiência de mergulhar nas ideias do autor. "Realizamos a dança das figuras, produzimos um mundo de formas através do desenho em grupo, pesquisamos nos ambientes da escola as figuras e formas geométricas", - relata a professora. Além disso, história possibilitou experiências significativas como o jogo do contrário e a imaginação para criar e recriar um mundo fantástico de muitas cores, o que oportunizou o mergulho em um mundo de sentimentos, cores, formas e oportunidades. Isso despertou a reflexão sobre a necessidade e importância de proteger a vida no planeta.

O contato com a leitura proporciona a ampliação da percepção do mundo que está a nossa volta. Como fala Paulo Freire (1989), "a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo". Ler, portanto, é atribuir sentido ao texto, é relacioná-lo com o contexto e com as experiências vivenciadas pelo leitor. Dessa forma, quanto mais incentivamos e proporcionamos momentos de leitura, na escola, maiores serão as chances de integrar as crianças ao meio em que vivem e formar efetivamente bons cristãos e honestos cidadãos, um dos pilares da Educação Salesiana. Ou seja, o desenvolvimento da leitura contribui efetivamente para a formação da criança como pessoa, ouvinte e um futuro leitor.

Confira a galeria de imagens das experiências de leitura com as crianças da Educação Infantil neste link

Fonte: Maria Cristina Paes de Mello