Ensino Fundamental

A estrutura de ensino da Educação Básica no COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA será organizada de acordo com a Lei N° 9394/96 e Resoluções pertinentes do Conselho Estadual de Educação do Amazonas.

 

Art.78 - O Ensino Fundamental será oferecido para crianças a partir dos 6(seis) anos completos ou a completar até o início do ano letivo (31 de março), com duração mínima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

1. o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

2. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

3. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

4. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

 

Art.85 - As classes são organizadas por anos e as conveniências de ordem administrativa e didático-pedagógico, e o estabelecido no Inciso II do Art. 24 da Lei 9394/96, e conforme regulamentação do C.E.E.-AM.

 

Art.86 - O 1º ano do Ensino Fundamental, com alunos na faixa etária de seis anos, contará com currículos e programas voltados para a identidade pedagógica da Educação Infantil, preponderando atividades que implementem habilidades e competências da leitura e da escrita, considerando os aspectos: cognitivo, emocional, motor e sócio-cultural da criança, bem como o aprimoramento de sua psicomotricidade e socialização, aspectos esses determinantes no processo de alfabetização.

 

Art.87 - O ensino da Língua Inglesa e Filosofia integram o currículo do Ensino Fundamental.

 

Art.88 - Será adotada a semestralidade para a avaliação dos educandos do 1º ano e os instrumentos serão os mesmos utilizados na Educação Infantil (observação, acompanhamento e registro do educador).

 

Art.89 - O aluno do 1º ano será promovido automaticamente ao 2º ano, exceto os que comprovem a falta de pré-requisitos para prosseguimento de estudos.

 
  blog sites redes sociais projetos  
   
 
 
 
 
     
  Portal Futurum
 
  Jornada Mundial da Juvenude    
  Campanha da Fraternidade