Fique por dentro de todas as notícias da escola
A Bíblia é a Palavra viva, é a comunicação do Senhor que se releva na história e cumpre a promessa da Sua vitória sobre a morte. Por isso, diante de situações que ameaçam a vida e desestabilizam a nossa fé é importante cultivar o hábito da oração à luz da Palavra de Deus, porque, conhecer a Sagrada Escritura nos permite conhecer o próprio Deus e seus desígnios de salvação.
Leitura Orante da Palavra de Deus
No século XII, um monge chamado Guido, certo dia, estava trabalhando e começou a pensar na vida espiritual do homem. E, de repente, foi inspirado com os quatro degraus espirituais daquela que é a escada da Lectio Divina: a leitura, a meditação, a oração e a contemplação: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).
Ao longo da história esses quatro degraus se transformaram em um método muito utilizado pelos cristãos para a leitura e oração com a Palavra de Deus.
Conheça os passos da LECTIO DIVINA:
No inicío: Invocação ao Espírito Santo.
1 – LEITURA
O que fala o texto? É necessário está atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.
2 – MEDITAÇÃO
O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.
3 – ORAÇÃO
O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.
4 – CONTEMPLAÇÃO
O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.