HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da escola

Formação de Professores
EDUCADORES DO CNSA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PASTORAL

Na manhã do dia 01 de julho, os educadores do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora participaram de um momento formativo no qual aprofundaram: o fundamento, o sujeito e o foco da Pastoral Juvenil Salesiana e sua relação com a missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora.

No início, a Diretora pedagógica Luciana Catão desejou boas-vindas a todos e motivou a oração inicial com a invocação ao Espírito Santo. Na sequência, o tema foi introduzido com a seguinte encenação: mãe e filho percorrem as dependências do colégio e se deparam com a frase: “A Pastoral é a alma da casa salesiana”. Sem saber do que se trata, eles buscam alguém que possa lhes responder: Afinal, o que é PASTORAL?

Para encontrar uma resposta ao questionamento, Ir. Nádia Caetano, distribuiu os educadores em três grupos. Cada grupo teve dez minutos para encontrar respostas às seguintes questões: qual é o fundamento, quem é o sujeito e qual é o seu foco da Pastoral na casa salesiana?

Durante a plenária, os educadores apresentam suas conclusões. Em seguida elas foram confrontadas com o conteúdo formativo preparado pela Ir. Nádia que, em suma, mostrou que “a Pastoral é a realização concreta e inculturada da missão educativa preventiva das Irmãs Salesianas e, têm como referência e fundamento a pessoa de Jesus Cristo; como sujeito para o qual atua, a Comunidade educativa e, como foco, isto é, seu propósito e finalidade a promoção e a formação integral dos jovens bem como, sua inserção na sociedade e na Igreja”.

No intervalo, os professores foram recepcionados com um saboroso lanche preparado pela Equipe Pedagógica Pastoral do colégio, com o objetivo de recepcioná-los e desejar-lhes um bom início de semestre.

Na segunda parte da manhã, Ir. Nádia orientou os educadores a construir um painel com o objetivo de identificar o porquê dos adjetivos: pastoral, juvenil e salesiana. Segundo Ir. Nádia, “PASTORAL faz referência a toda ação e serviço realizado pela Igreja Católica que atualiza a prática de Jesus Bom Pastor; JUVENIL identifica a quem essa ação é voltada e, ao mesmo tempo, revela as características que ela possui. E, finalmente SALESIANA para inserir os elementos da Espiritualidade Salesiana nesta ação, ou seja, atuar com a juventude apostando na educação preventiva, entendida como dom recebido de Deus e vivido como missão carismática”.

No fim, ela falou do papel e do lugar do educador na Pastoral Juvenil Salesiana como peça chave no processo de atuação do Sistema Preventivo de Dom Bosco, afirmando: “Quando o professor vai ir além da transmissão dos conteúdos em sala de aula e passa a valorizar as outras dimensões que constituem o ser humano, é então que ele se torna um educador; porque passa a oferecer real suporte para que os jovens escrevam sua própria história”.

Depois do momento formativo os educadores participaram de oficinas para organizar a recepção dos alunos no retorno às atividades escolares após o recesso.

IMAGENS